sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

border collie

Com essa cara de vira-lata e a fama de ser a raça de cachorro mais inteligente, o Border está começando a ficar bastante conhecido no Brasil .

O Boder como é conhecido hoje é originário da região entre a Escócia e a Inglaterra. As primeiras referências em literatura datam de 1570, quando eram conhecidos com diversos nomes, entre eles Collie de Trabalho, Collie de Fazenda e Collie Inglês. Em 1915 foram chamados pela primeira vez de Border Collie. A palavra Border quer dizer fronteira em inglês e Collie não é exatamente conhecida podendo ter origem na palavra celta"coalley" que significa "preto",na palavra galesa "coelius"que significa "leal", ou no nome de uma raça de ovelhas escocesas “coelley".


Aparência da raça Border Collie
Tamanho entre 40 e 52 cm, peso de 13 a 27 kg (machos) ou a 25 kg (fêmeas). Todas as cores são admitidas sendo o branco e preto o mais abundante. Existem duas variedades de pelagem: Pêlo longo (ou grosseiro), com cerca de 8 cm de comprimento, e pêlo curto (ou liso) com 2,5 cm de comprimento.

Por ser um cão muito ativo, não deve ser criado em apartamentos.
Por dia gasta em media só de 300 a 550g de ração dia.
Tem algumas variedades de cor, como: Preto, Chocolate, Tricolor, Merle, Sable, Saddle.Ele é um cão muito belo para se ter em casas

Temperamento da raça Border Collie
Deve ser criado em espaços amplos e necessita de constantes exercícios. No Ranking de inteligência elaborado por Stanley Coren, o Border Collie é cotado como o cão mais inteligente do mundo. A convivência com outros cães e crianças costuma ser tranquila.


Utilidade da raça Border Collie
É muito usado na prática de agility, Frisbee,de obediência e excelente pastor de ovelhas. É resistente, ágil e considerado um cão incansável. Por seu alto gasto de energia, não deve ser mantido confinado em espaços pequenos e, quando na cidade, deve ser levado para passear e correr regularmente. Deve-se salientar que este cão não se cansa facilmente, já que foi aprimorado geneticamente durante séculos para ser um cão de pastoreio, isso significa que ele precisa no mínimo um par de horas, ou mais, de atividade diária para ser um cão equilibrado e feliz. Também é muito usado como cão de companhia, mas devem ser feitas com ele atividades diárias nem que seja uma volta para passear!

Nenhum comentário:

Postar um comentário