sábado, 22 de janeiro de 2011

Ornitorrincos

Nem tão manso como parece o esperto ornitorrinco, vive tranqüilamente nas aguas da Austrália e da Ilha da Tasmânia. Esse esperto animal  é um ótimo nadador graças a seus pés palmados e a sua calda em forma de remo, podendo ficar submerso por até 5 minutos. Sua pele espessa o protege embaixo da água.
Para botar e chocar seus ovos, de um a três de cada vez, a fêmea cava um túnel que pode chegar a 1,8 m de profundidade, sendo que geralmente a entrada principal desse “ninho” fica embaixo da água. Os ovos medem de 2 a 2,5 cm, são moles, e parecidos com os ovos de tartarugas e cobras.
Uma curiosidade sobre ele é o fato de não ter dentes a não ser quando esta dentro do ovo, que é quando ele desenvolve seu unico dente chamado de dente do ovo, é com ele que o ornitorrinco quebra a casca para sair do ovo.


Todos os quatro pés do ornitorrinco têm garras, e cada pata tem cinco dedos. Os machos apresentam um sexto dedo nas patas traseiras, no qual existem exporões venenosos, que o animal usa para sua defesa.
O ornitorrinco alimenta-se de vermes, girinos, moluscos, crustáceos, peixinhos e insetos que captura no fundo dos rios e córregos. Quando adultos, os ornitorrincos não tem dentes, por isso, usa as placas córneas das maxilas para a mastigação.


Os Ornitorrincos podem viver até 15 anos, sendo que leva 7 anos para ficar pronto para o acasalamento...falando em acasalamento...bom, podemos dizer que pouco se sabe sobre o acasalamento deles, sabemos que quando esta na época de reproduçao os orgãos tanto dos machos quanto das fêmeas aumentam significativamente de tamanho .





Nenhum comentário:

Postar um comentário