sábado, 22 de janeiro de 2011

Tartarugas

As tartarugas pertencem á classe dos repteis.
As tartarugas aquáticas passam grande parte do seu tempo dentro de água, deslocando-se bastante bem nesse meio. Por outro lado as tartarugas terrestres passam a maior parte do tempo em terra e são bastante lentas.
Todas as tartarugas são ovíparas e põem os seus ovos em terra, o número de ovos que põem varia segundo a espécie e pode ir de 1 a 50 ovos. Para que as tartarugas reproduzam em cativeiro é necessário entrarem num estado de hibernação e isso só acontece se forem criadas condições artificiais para que tal aconteça.
A esperança média de vida para estes animais varia muito consoante a espécie. Para a tartaruga de orelhas vermelhas (Chrysemys s. elegans) é de 7 anos.
Estes animais são poiquilotérmicos, ou seja a sua temperatura corporal está em relação directa com a temperatura ambiente, ou seja, depende dela, esta é a razão pela qual a origem destes animais é predominantemente de países tropicais ou subtropicais e não de países frios a temperados.
Existem alguns erros que devem ser evitados pelos proprietários de tartarugas tais como: colocar um destes animais num quarto ou espaço aberto, pois para além de poderem apanhar uma pneumonia, este acto pode contribuir para que ocorram acidentes que possam partir ou ferir a carapaça. Outro erro é expôr as tartarugas durante muito tempo a um sol directo, deve existir moderação neste acto, pois elas só suportam temperaturas até aos 41ºC.
Em relação á profundidade do seu tanque este deve ter no mínimo a largura do maior animal do efectivo, ou seja a água deve cobrir no mínimo a tartaruga maior do tanque, a água deve ter uma temperatura de 25 a 35ºC, mantida no inverno com a ajuda de um termostato.
As tartarugas domésticas não tem necessidade de passarem por um período de hibernação, podem contudo passar por um período de menor actividade, não sendo este facto prejudicial para a sua saúde.
Alimentação: As tartarugas de orelhas vermelhas (mais comuns) devem ser alimentadas com ração completa e adequada para esta espécie e nunca apenas com camarão seco. Este camarão pode ser dado como complemento da alimentação em conjunto com outros alimentos tais como: carne, peixe fresco e vegetais. Para além disso pode também ser administrado um suplemento vitaminico especial para tartaruga.
Distinção entre sexos:
No macho as unhas são mais compridas, e a cauda é mais grossa e comprida que na fêmea, o plastron (zona ventral) é nos machos mais côncavo que nas fêmeas, nestas este é recto. Nas fêmeas podemos encontrar a cloaca (orificio genital através do qual passam os ovos), na base da cauda.
Outras formas mais especificas para determinar o sexo é através do doseamento de hormonas sexuais no sangue ou através de endoscopia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário